vários aros de bicicleta de diversos tamanhos encostados em uma parede

Qual a diferença entre uma bicicleta aro 26 e 29?

Você provavelmente já reparou que uma bicicleta pode ter diferentes tamanhos e estilos, mas já notou que uma das diferenças que mais interferem na sua estrutura é o tamanho da roda? 

À estrutura que conecta os pneus e as câmaras de ar dá-se o nome de aro. Esses três elementos juntos formam as rodas da bicicleta. O aro é responsável por auxiliar na tração, garantir o posicionamento dos pneus e ajudar no suporte do peso do corpo do ciclista em cima da bike. Sua importância é inegável.

Os dois tamanhos mais comuns de rodas são as de 26 e de 29 polegadas, chamadas de aro 26 e aro 29. Essa medida é definida pela circunferência interna da roda, e gera muitas dúvidas a respeito do tamanho ideal e a diferença entre eles. Afinal, o tamanho da roda pode afetar significativamente o desempenho da bicicleta. 

Quer saber mais detalhes sobre o aro, sua importância para a bike, a diferença entre esses tamanhos e como escolher o ideal? Confira todas essas informações e muito mais no artigo a seguir! 

O que é o aro da bicicleta e qual sua importância?

Como já deu para notar, o aro de uma bicicleta é uma das partes mais importantes da sua estrutura, desempenhando um papel fundamental no desempenho, eficiência, durabilidade e segurança do veículo. 

Homem trabalhando em aro de bicicleta em uma oficina para bike

Além de sua função estética, o aro impacta diretamente na funcionalidade da bicicleta, sendo vital atentar para esse aspecto ao escolher uma nova bike. Ele consiste na parte circular que compõe a roda da bicicleta, sendo geralmente feito de materiais como alumínio, carbono ou aço.

O aro proporciona o suporte necessário para os pneus, influenciando na estabilidade e controle da pessoa que conduz a bike. Essa estrutura é responsável por suportar o peso do ciclista durante a pedalada, bem como os impactos causados por irregularidades na pista.

Ele também regula a distância em relação ao solo – por isso a bicicleta pode ser escolhida de acordo com o aro, para ser compatível com a altura e preferência do ciclista. 

Agora que você já sabe qual o papel do aro da bicicleta, vamos compreender qual a diferença entre os principais tamanhos que existem. Continue a leitura para saber mais! 

Qual a diferença entre esses tamanhos de aros para bicicleta? 

Os números 26 e 29 identificam o tamanho do pneu que vai ser usado, sendo que quanto mais alto o número, maior será a roda. Sendo assim, bicicletas aro 29 são maiores, oferecendo maior rendimento em determinados tipos de superfícies. Para entender melhor suas diferentes funcionalidades, vale a pena retomar um pouquinho da história.

Essas medidas são comuns em bicicletas do tipo mountain bike e influenciam diversos aspectos do desempenho e da experiência de pedalada.

A modalidade Mountain Bike nasceu como um esporte praticado em bicicletas de aro 26” (0,66 m). Foi só na década de 2010 que o aro 29” (0,74 m) ganhou popularidade entre os pilotos profissionais e amadores por oferecer maior tração e estabilidade.

Ao pedalar por estradas de terra, que geralmente são repletas de pequenas pedras, bicicletas com roda maior percorrem o caminho com mais fluidez, já que o pneu passa por cima de pequenos obstáculos com mais facilidade em comparação a uma roda menor.

Aos poucos, cada vez mais marcas começaram a projetar bicicletas adequadas para essa nova demanda. Nesse processo, uma nova medida também passou a ser adotada como uma opção intermediária entre as duas possibilidades, o aro 27,5”. 

Levou algum tempo até que as fabricantes de bicicletas desenvolvessem a geometria adequada, que envolvesse um quadro pequeno que comportasse bem as rodas de aro 29. Hoje em dia, no entanto, esse problema já não existe mais, e grande parte das bikes é produzida com esse tamanho de aro. 

Atualmente, muitos adeptos da magrela consideram que as bicicletas de aro 29 são as melhores, o que se deve ao seu tamanho, que proporciona mais superfície de aproximação do pneu com o solo. Isso também faz com que uma distância maior seja coberta a cada pedalada, gerando um esforço menor ao ciclista.

Mas isso não significa, é claro, que as bikes de aro 26 tenham perdido seu valor. Elas continuam sendo as preferidas de muitos ciclistas, sobretudo para pessoas que possuem baixa estatura e que não se sentem tão confiantes sobre a bicicleta.

Esse tamanho de aro também é o mais recomendado para circunstâncias nas quais a agilidade conta mais do que a velocidade. Por serem mais manobráveis e mais leves, as bikes de aro 26 são ideais para deslocamento urbano ou ciclismo de estrada. 

homem pedalando com bicicleta tembici, a sua soluçao em mobilidade urbana

Compreender esses aspectos e levá-los em consideração na hora de escolher sua bicicleta pode fazer toda a diferença para garantir que suas necessidades sejam devidamente atendidas. Veja no próximo tópico algumas dicas importantes que vão te ajudar em relação a isso.

Como escolher o tamanho do aro ideal?

Na hora de escolher a sua próxima bicicleta, é de suma importância levar em conta os seus hábitos e as suas habilidades em cima de duas rodas.

Se você é iniciante, talvez a melhor opção seja uma bike de aro 26, que é mais leve e vai proporcionar mais dirigibilidade. Apesar do aro 29 ter se tornado bastante popular, o aro 26 ainda é facilmente encontrado para comercialização, inclusive por um preço mais acessível. 

Como o aro menor apresenta maior dirigibilidade, permite que o ciclista seja mais ágil, mude rapidamente de direção e faça curvas de maneira mais agressiva. Mas isso é algo que ciclistas iniciantes dificilmente arriscam fazer.

Já o aro 29 pode ser uma boa pedida para quem tem mais familiaridade com a magrela e maior habilidade, destreza e equilíbrio. Ele é mais eficaz para transpor obstáculos e buracos, e por isso se tornou comumente usado em terrenos mais acidentados, como no caso das bicicletas de rua.

Dependendo da marca escolhida, a altura do ciclista também pode influenciar. Pessoas de estatura mais baixa geralmente preferem as bikes de aro 26, que são menores e por isso facilitam a adaptação do usuário, sem causar incômodos. 

Outra possibilidade é procurar uma bicicleta de aro 29, com quadro de tamanho menor. Assim, pessoas com menor estatura podem desfrutar dos benefícios da bike 29” sem enfrentar desconforto ou insegurança.

Entendida a questão do aro, há outros aspectos que podem interferir na escolha da bicicleta ideal para você. Algo que pode te ajudar a tomar a melhor decisão é se perguntar qual finalidade ela terá.

Se o objetivo for mobilidade (como meio de transporte para ir ao trabalho, por exemplo), uma boa ideia é optar por uma bicicleta urbana, que geralmente tem pneus mais lisos (com poucos cravos) e guidão mais elevado, conferindo maior conforto ao ciclista. 

Mas se o trajeto ao qual a bicicleta será exposta é uma trilha, opte por uma mountain bike (MTB), que tem pneus largos, com cravos e guidão maior. Ou se você pretende encarar longas distâncias por estradas de asfalto, escolha um modelo da categoria speed ou de estrada, com pneus lisos e mais estreitos, freios na parte da frente e guidão com formato adequado.

Além da finalidade da bike e onde você pretende pedalar, lembre-se de considerar também qual o seu nível de habilidade técnica e o orçamento que tem disponível para investir no veículo. Com essas informações, você certamente conseguirá fazer uma seleção com as melhores opções para o seu caso.

Comece a pedalar com a Tembici

Se você já conhece os incríveis benefícios que a bicicleta traz para o corpo e a mente, é hora de vivenciar essa experiência com a facilidade que só a Tembici oferece. Presente nas principais cidades do Brasil, e até mesmo no exterior, o nosso objetivo é inspirar a mudança que começa em cada um – e o resultado você sente nas ruas.

Quer você esteja buscando melhorar sua saúde, desfrutar de maior praticidade no dia a dia ou economizar tempo e dinheiro, o aluguel de bicicletas da Tembici é a escolha perfeita. Redescubra a cidade sob uma nova perspectiva, participe desse movimento de mobilidade reinventada. Baixe nosso aplicativo hoje e explore as diversas opções de planos disponíveis:

Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador e Porto Alegre


Brasília, Belo Horizonte, Curitiba e Floripa

Posts Similares