Muher em sua oficinas para bicicletas, dando dicas de tamanho ideal para bicicleta

Como saber o tamanho ideal de uma bicicleta?

Se você está querendo comprar uma bicicleta e é ciclista de primeira viagem, então provavelmente tem algumas dúvidas de como fazer a melhor escolha. Para começar, é importante saber que existe um tamanho ideal de uma bicicleta para cada altura. 

Compramos sempre tênis do número exato para os nossos pés, não é mesmo? Esse raciocínio também serve na hora de escolher uma bicicleta adequada para o seu corpo. Isso pode ser determinante para que você dê continuidade ao hábito de andar de bike, seja para se locomover, para explorar novos espaços ou até mesmo competir. 

Sendo assim, é interessante investir na opção certa de bicicleta para o seu biotipo. Para que você possa entender como funcionam os números em relação a cada tipo de bike e o tamanho ideal para o seu caso, confira a seguir o artigo que preparamos! 

Por que é preciso escolher o tamanho ideal?

Muitas pessoas não se atentam ao tamanho do quadro da bicicleta, que é, justamente, sua estrutura principal, que dá forma a todo o conjunto. É nele que ficam fixados todos os outros componentes, como rodas, câmbios, suspensão, selim, cabos, etc. Quando falamos do tamanho ideal de uma bicicleta, é no quadro que devemos prestar atenção. 

quadr de bicicleta compartilhada tembici

Ainda utilizando a comparação do tamanho do tênis, reflita sobre o seguinte: se você utilizar um par de número maior ou menor do que o tamanho dos seus pés, quais as chances de sentir incômodos, dores e até mesmo acabar se ferindo? Há grande probabilidade de que isso aconteça, certo?

Em relação ao tamanho da bike, vale a mesma reflexão. O propósito de evitar problemas relacionados à postura (como dores, lesões e até mesmo problemas crônicos de coluna) é o principal ponto para usar um quadro do tamanho certo, que seja adequado a sua altura corporal. Alguns dos possíveis problemas decorrentes da má postura em cima da bicicleta são:

  • Lombalgia (dor na região lombar);
  • Dores nos ombros;
  • Dores e patologias nos membros inferiores;
  • Hérnia de disco.

Além disso, uma bike no tamanho ideal possibilita que a atividade de pedalar seja muito mais produtiva, garantindo até mesmo um maior rendimento. Por isso é tão importante, antes de investir em uma bicicleta, fazer um teste apurado, levando em conta todas as dicas que traremos ao longo deste artigo. 

O que influencia na escolha do tamanho ideal de uma bicicleta? 

Há diversos fatores que devem ser levados em consideração na hora de escolher o tamanho de uma bicicleta. Alguns dos principais são a altura do ciclista e o tamanho dos membros do corpo. 

Cada pessoa tem um biotipo, e esses três aspectos (altura total, pernas e braços) podem apresentar variações infinitas de uma pessoa para outra. Pessoas com pernas mais compridas, por exemplo, podem precisar de bicicletas com um aro maior. 

Sendo assim, tenha em mente que para fazer a escolha mais acertada, é preciso se basear não apenas na sua altura, mas também considerar como o seu corpo como um todo se adequa às dimensões da bike. 

Outro detalhe fundamental é que há diferentes modelos de bicicleta, e cada um possui tubos do quadro de tamanhos diferentes. Continue a leitura para saber mais sobre isso. 

Quais os tamanhos de bicicletas?

Além de haver diferentes categorias de bicicletas, com referências que variam de tamanho, cada marca usa de um jeito as numerações e as formas para classificar o tamanho do quadro. Isso pode dificultar um pouco a escolha do ciclista, principalmente para aqueles que não têm tanta experiência no assunto. Nosso papel é tentar simplificar para você. 

A primeira coisa que você precisa saber é que o tamanho dos quadros varia de acordo com o modelo da bicicleta. Cada modelo é projetado para atender a diferentes necessidades e preferências.

As bicicletas de estrada (também chamadas de speed) são conhecidas por sua leveza e aerodinâmica, e ideais para pedaladas em asfalto e longas distâncias. São as preferidas dos praticantes de triatlo e ciclismo, e usam uma referência de tamanho exclusiva, classificada em centímetros. Do menor para o maior tamanho de quadro, você vai encontrar aros de 52cm, 54cm, 56cm, 58cm e 60cm.

Bike em uma bancada de manutenção. Descobrindo o tamanho ideal de um bicicleta

As mountain bikes (MTB), por outro lado, são robustas e projetadas para enfrentar trilhas off-road, proporcionando estabilidade e controle em terrenos acidentados. São ótimas para estradas de terra e trilhas com subidas e buracos, também podendo ser utilizadas no asfalto. Elas usam as seguintes referências: 

  • XS (Extra Small, ou extra pequeno);
  • S (Small, ou pequeno);
  • M (Medium, ou médio);
  • L (Large, ou grande);
  • XL (Extra Large, ou extra grande).

Algumas marcas de MTB também adotam o padrão de números para facilitar a escolha, usando a sequência  15”, 17”, 19” e 21”. Essas medidas são em polegadas e se referem ao centro do movimento ao começo do tubo do selim. 

As bikes urbanas (também chamadas de bicicletas de passeio) são, como o próprio nome já sugere, projetadas para deslocamentos urbanos, com ênfase na praticidade e conforto.

Assim como as híbridas (que combinam características de diferentes modelos), esse tipo de bike usa uma marcação de tamanho que não segue uma regra específica para marcar a dimensão do quadro, podendo ser em polegadas, letras ou centímetros. 

Essas são as principais referências utilizadas pelas fabricantes de bicicletas. Agora que você já está familiarizado(a) com elas, continue a leitura para aprender a escolher o tamanho ideal para o seu caso!

Afinal, como saber o tamanho ideal de uma bicicleta?

Como você já deve ter notado, o tamanho da bicicleta é um aspecto importante para tornar suas pedaladas mais fáceis e confortáveis. Buscando priorizar esse objetivo, há uma medida que é fundamental que você conheça. Estamos falando do cavalo, que interfere diretamente no tamanho do quadro e na altura do selim. 

O cavalo nada mais é que a distância entre a virilha e o solo. Para obter essa medida, você só precisa ficar descalço, com as pernas ligeiramente afastadas (colocar um livro em pé entre elas pode ajudar) e os ombros e o corpo encostados na parede. Use um lápis para marcar a altura da virilha e meça a distância em relação ao solo. Essa medida representa seu cavalo. 

Agora, para encontrar o tamanho do quadro, é preciso fazer um cálculo, multiplicando a medida do seu cavalo pelo número 0,65. Há também uma tabela que pode te ajudar, basta saber qual a sua altura total. Veja a seguir algumas estimativas de acordo com o modelo da bicicleta: 

Para mountain bike:

  • De 1,65 a 1,71m – bicicletas de quadro de 15” a 16”, ou tamanho S;
  • De 1,72 a 1,76m – bicicletas de quadro de 17” a 18” ou tamanho M;
  • De 1,77 a 1,82m – bicicletas de quadro de 19” ou tamanho L;
  • De 1,83 a 1,90m ou mais – bicicletas de quadro de 21” ou tamanho XL.

Para bicicleta speed:

  • De 1,50 a 1,60m – bicicleta de quadro de 46 a 50 cm;
  • De 1,60 a 1,70m – bicicleta de quadro de 50 a 53 cm;
  • De 1,70 a 1,80m – bicicleta de quadro de 53 a 56 cm;
  • De 1,80 a 1,90m – bicicleta de quadro de 56 a 59 cm;
  • De 1,90 a 2,00m – bicicleta de quadro de 59 a 63 cm;
  • De 2,00 ou mais – bicicleta de quadro de 63 cm ou mais.

Como as proporções físicas das pessoas variam de indivíduo para indivíduo, a tabela nem sempre ajuda a encontrar uma medida totalmente exata, mas serve como uma boa base. Também é preciso considerar que bicicletas do mesmo tamanho e modelo, mas de marcas diferentes, podem apresentar diferenças entre si em termos de ajustes.

executiva andandado de bike

Conforme você viu neste artigo, saber o tamanho ideal de uma bicicleta é essencial para garantir conforto, eficiência e segurança durante as pedaladas. Ao considerar os fatores mencionados aqui, você vai conseguir encontrar a bicicleta perfeita para suas necessidades.

Comece a pedalar com a Tembici

Se você já conhece os incríveis benefícios que a bicicleta traz para o corpo e a mente, é hora de vivenciar essa experiência com a facilidade que só a Tembici oferece. Presente nas principais cidades do Brasil, e até mesmo no exterior, o nosso objetivo é inspirar a mudança que começa em cada um – e o resultado você sente nas ruas.

Quer você esteja buscando melhorar sua saúde, desfrutar de maior praticidade no dia a dia ou economizar tempo e dinheiro, o aluguel de bicicletas da Tembici é a escolha perfeita. Redescubra a cidade sob uma nova perspectiva, participe desse movimento de mobilidade reinventada. Baixe nosso aplicativo hoje e explore as diversas opções de planos disponíveis:

Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador e Porto Alegre


Brasília, Belo Horizonte, Curitiba e Floripa

Posts Similares