Imagem em super close de uma pessoa correndo em uma rua
|

O que é exercício aeróbico e anaeróbico? Conheça cada um deles

Quando iniciamos uma rotina de atividades físicas, é muito comum surgir a dúvida sobre o que é exercício aeróbico e anaeróbico, qual é a diferença entre eles e qual é o melhor para você. Esclarecer essas questões pode ajudar na hora de planejar seu treino e definir por qual modalidade seguir.

Para ajudar nessa tarefa, preparamos esse conteúdo completo com tudo o que você precisa saber sobre exercícios aeróbicos e anaeróbicos. Ainda selecionamos alguns exemplos de atividades de cada um deles para facilitar o entendimento. Siga com a leitura e saiba mais!

O que é exercício aeróbico e anaeróbico?

O que é exercício aeróbico? Essa é a primeira pergunta que as pessoas iniciantes em atividades físicas costumam fazer. Basicamente, exercícios aeróbicos são aqueles que exigem oxigênio para produzir energia. Eles são prolongados, têm intensidade baixa ou moderada, longa duração e repetição dos movimentos.

Esse tipo de prática aumenta a capacidade cardiorrespiratória e melhora a tolerância aos esforços, sendo ideal para quem busca aumentar a capacidade cardíaca e pulmonar ou perder peso. O Ministério da Saúde recomenda que um adulto pratique ao menos 150 minutos de atividade física por semana.

Já o exercício anaeróbico se caracteriza por ter alta intensidade, curta duração e trabalhar menos músculos que os exercícios aeróbicos. Atividades anaeróbicas proporcionam o ganho de resistência localizada, ou seja, é uma ótima pedida para quem deseja aumentar o fortalecimento muscular.

Exemplos de atividades aeróbicas e anaeróbicas

Agora que você já sabe o que é exercício aeróbico e anaeróbico, separamos alguns exemplos de atividades de cada um deles. Dessa forma, você pode definir em qual(is) investir de acordo com seus objetivos e suas necessidades.

Atividades aeróbicas

Há diferentes tipos de exercícios aeróbicos que você pode incluir na sua rotina, sem necessariamente frequentar academias. Contar com aulas online e pistas em parques são ótimas formas de começar.

Vai todo dia de bicicleta para o trabalho? Sim, bicicleta é aeróbico ao lado de outras atividades que, talvez, você já faça naturalmente no seu cotidiano, sem se dar conta de que está praticando um exercício físico, como dançar, subir e descer escadas.

Porém, é claro que, após a leitura anterior sobre o que é exercício aeróbico, você já sabe que é preciso haver disciplina e muitas repetições para os resultados se tornarem visíveis. Nossa dica é que você escolha uma modalidade que goste, assim fica mais fácil incluí-la no seu dia a dia. Confira outros exemplos de atividades desse tipo:

  • correr;
  • caminhar;
  • nadar;
  • jump (treino que envolve pulos em minitrampolins ou cama elástica);
  • pular corda.

Atividades anaeróbicas

É adepto do yoga? Saiba que essa prática se caracteriza por ser um exercício anaeróbico. Entretanto, assim como no treino aeróbico, é preciso ter dedicação e frequência para conferir os benefícios no corpo e na saúde.

Você pode começar separando um canto da sua casa para praticar séries anaeróbicas diárias. Tudo o que você precisa é: um colchonete e um tutorial ou uma aula explicativa. Paralelamente, muitos parques disponibilizam equipamentos públicos para se exercitar. Separamos mais alguns exemplos de atividades:

  • musculação;
  • pilates;
  • arremesso e levantamento de peso;
  • abdominais;
  • crossfit.
homem de bike olhando por cima de uma ponte

Treino aeróbico ou anaeróbico: qual é o melhor?

Na verdade, nenhum treino é melhor que o outro. Cada tipo trabalha com músculos diferentes e proporciona um determinado impacto no seu corpo. Portanto, o que vale é definir seus objetivos e suas necessidades.

Por outro lado, considere combinar as duas práticas em um treino organizado. Você pode se programar de forma a incluir ambas as atividades na sua rotina de exercícios. Afinal, a prática de uma não impede a prática da outra.

Inclusive, uma pesquisa veiculada no site da Faculdade de Educação Física da Unicamp indica que associar musculação com exercícios aeróbicos pode ser a melhor maneira de reduzir os riscos de diabetes e doenças cardíacas.

Pedalar: uma atividade aeróbica divertida e prazerosa

Se você está começando agora a praticar atividades aeróbicas, nossa dica é investir em um exercício prazeroso e divertido, como a bike. O melhor é que além de poder utilizá-la como meio de transporte, você não precisa de um alto investimento para começar a pedalar.

O serviço de bicicleta compartilhada da bike Itaú oferece planos acessíveis com diferentes opções de assinatura, possibilitando que você comece a pedalar hoje mesmo, sem a necessidade de comprar uma bicicleta.

Práticas, as estações para retirar a bike estão espalhadas pelas cidades em pontos estratégicos. Isso significa que, além de pedalar por hobby, você pode considerar essa forma de locomoção para ir e voltar do trabalho, aumentando seu rendimento e os benefícios do exercício aeróbico na sua vida!

Comece a pedalar com a Tembici

Se você já conhece os incríveis benefícios que a bicicleta traz para o corpo e a mente, é hora de vivenciar essa experiência com a facilidade que só a Tembici oferece. Presente nas principais cidades do Brasil, e até mesmo no exterior, o nosso objetivo é inspirar a mudança que começa em cada um – e o resultado você sente nas ruas.

Quer você esteja buscando melhorar sua saúde, desfrutar de maior praticidade no dia a dia ou economizar tempo e dinheiro, o aluguel de bicicletas da Tembici é a escolha perfeita. Redescubra a cidade sob uma nova perspectiva, participe desse movimento de mobilidade reinventada. Baixe nosso aplicativo hoje e explore as diversas opções de planos disponíveis:

Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador e Porto Alegre


Brasília, Belo Horizonte, Curitiba e Floripa

Posts Similares