mulher andando de bike no parque
| |

Descubra as vantagens da pedalada matinal e como acrescentá-la em sua rotina

Andar de bicicleta é um dos hábitos capazes de melhorar a vida das pessoas tanto em relação à saúde quanto ao estilo de vida. Para quem tem uma rotina agitada, mas quer iniciar o dia relaxado, com mais disposição, a dica é fazer uma pedalada matinal.

Apesar de variar para cada pessoa, a rotina matinal costuma envolver uma atividade física, como academia, caminhada, yoga, entre outras. Andar de bicicleta também é uma opção para quem quer colocar o corpo em movimento a qualquer hora do dia.

Porém, se você pensa que não é possível introduzir esse hábito no seu dia a dia e não sabe como começar a andar de bike pela manhã, este conteúdo vai ajudar. Continue a leitura e confira dicas para pedalar nesse período e as vantagens da pedalada matinal.

Como começar a pedalar de manhã?

Com nosso dia a dia agitado, é comum que muitas pessoas apresentem rotinas diferentes e não tenham tempo disponível pela manhã. Contudo, isso pode ser resolvido com um planejamento do dia, organizando todas as tarefas e distribuindo o tempo de cada uma.

banner da Campanha Planeta Tembici com slogan "Pedalar transforma sua vida e faz bem para o planeta!"
mulher andando com a bike Tembici pelas ruas de São Paulo.

Por exemplo, caso você comece a trabalhar às 9h, é necessário calculá-lo e analisar o período anterior, considerando também o tempo no transporte. Se for possível, a dica é pedalar bem cedo, por volta de 6h ou 7h, quando as ruas, avenidas, ciclovias e ciclofaixas estão mais vazias e há mais espaço livre para pedalar.

Ao definir um horário, faça um teste e veja como foi a pedalada matinal. Caso a rota não seja segura no período escolhido, ajuste-a como for possível, saindo de casa um pouco mais cedo ou mais tarde, desde que não atrapalhe o restante dos compromissos e não gere atrasos.

Se não houver tempo livre durante os dias de semana, a dica é introduzir esse hábito aos sábados e domingos. Apesar de serem dias mais movimentados, são as opções mais recorrentes para quem possui rotinas intensas e quer liberar as energias se exercitando depois da longa jornada de trabalho.

Uma opção para quem não possui muito tempo disponível é utilizar a bicicleta para ir ao trabalho, assim a atividade física é garantida sem precisar sacrificar o tempo. Além disso, a volta do trabalho também acaba sendo favorecida pelo exercício.

Saiba mais: Já pensou em usar a bicicleta para trabalhar? Veja como se preparar para essa rotina

Qual é a melhor bicicleta para usar?

A pedalada matinal pode ser feita com a bicicleta de preferência, como as versões urbanas e elétricas. O primeiro modelo é uma alternativa completa para quem pedala em regiões asfaltadas. Já o segundo possui um motor que contribui para o pedal assistido.

Caso escolha a bike elétrica, você terá uma ajuda no trajeto. Para evitar o cansaço logo no começo do dia, é possível utilizar a energia do motor em subidas, que geralmente requerem um esforço maior.

duas pessoas andando com a bicicleta da Tembici

Quais são as vantagens da pedalada matinal?

As vantagens de pedalar são inúmeras. Pela manhã, a principal é o aumento da disposição em decorrência da movimentação do corpo. Com 30 minutos de pedal por dia no mínimo, a pessoa desperta do sono e se sente mais disposta para realizar as demais atividades diárias, como trabalhar e estudar.

A disposição é apenas uma das sensações resultantes de pedalar. Essa atividade libera hormônios que contribuem para o bem-estar, como a serotonina e a endorfina. A primeira substância contribui para a felicidade, enquanto a segunda, para o prazer, o alívio da dor e o bom humor.

Outros benefícios de pedalar de manhã são a tonificação dos músculos e a redução do colesterol ruim. Esses dois aspectos, respectivamente, contribuem para a saúde física, fortalecendo o corpo e evitando complicações causadas pelos altos níveis de LDL (conhecido como colesterol).

Leia também: A importância de uma rotina e hábitos saudáveis para uma vida equilibrada

Cuidados para pedalar de manhã

O horário da pedalada matinal é um dos cuidados que devem ser tomados. Assim como as demais atividades físicas, o ideal é realizá-la apenas em momentos em que a incidência solar é menor. No horário do almoço, o sol está mais forte e pode causar um estresse térmico, cujos sintomas são dor de cabeça e mal-estar.

Dê preferência para andar de bicicleta antes das 10h, quando o sol ainda começa a se posicionar e não está forte. Se o tempo estiver curto pela manhã, pedale depois das 16h ou do pôr do sol. Nesse caso, lembre-se de se equipar com lanternas, o que pode ajudar se o pedal se estender até à noite.

Outra dúvida comum é o que comer antes do pedal da manhã, mas não há uma resposta única para isso. Enquanto algumas pessoas optam pela atividade física em jejum, outras preferem garantir energia para se manterem firmes no trajeto. Para isso, é necessário comer um café da manhã balanceado.

Frutas, sucos naturais e alimentos leves, que são facilmente digeridos e não causam inchaço após o consumo, são as recomendações da maioria dos ciclistas. Faça a refeição seguindo suas preferências e ajustando-a nos outros dias ao reparar como seu corpo se comporta.

mulher andando de bike em parque em um dia ensolarado.

Incorporar a pedalada matinal à rotina pode parecer um desafio, mas com planejamento e ajustes, é possível desfrutar dos inúmeros benefícios dessa prática. Ao organizar seu tempo e escolher horários menos movimentados, você garante uma experiência segura e revigorante, contribuindo para sua saúde física e mental.

Além de melhorar a disposição e o bem-estar, pedalar pela manhã ajuda a tonificar os músculos e reduzir o colesterol ruim. Portanto, não hesite em experimentar essa atividade, ajustando sua rotina conforme necessário. Com dedicação, a pedalada matinal pode se tornar um hábito valioso para um estilo de vida mais saudável e equilibrado.

Comece a pedalar com a Tembici

Se você já conhece os incríveis benefícios que a bicicleta traz para o corpo e a mente, é hora de vivenciar essa experiência com a facilidade que só a Tembici oferece. Presente nas principais cidades do Brasil, e até mesmo no exterior, o nosso objetivo é inspirar a mudança que começa em cada um – e o resultado você sente nas ruas.

Quer você esteja buscando melhorar sua saúde, desfrutar de maior praticidade no dia a dia ou economizar tempo e dinheiro, o aluguel de bicicletas da Tembici é a escolha perfeita. Redescubra a cidade sob uma nova perspectiva, participe desse movimento de mobilidade reinventada. Baixe nosso aplicativo hoje e explore as diversas opções de planos disponíveis:

Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador e Porto Alegre


Brasília, Belo Horizonte, Curitiba e Floripa

Posts Similares