prédio histórico em Recife
|

Conheça 6 pontos turísticos de Recife

Visitar uma nova cidade é sempre empolgante, principalmente quando há tempo para conhecer os locais únicos da região. Se você está planejando uma viagem para Pernambuco, mais especificamente para a capital, estas dicas de pontos turísticos de Recife vão tornar sua estadia especial.

Lembre-se de que um bom viajante está sempre preparado para todas as ocasiões: sol, chuva, dia e noite. Então, faça um roteiro a partir da previsão do tempo e deixe opções reservas para eventuais mudanças de planos. Afinal, há tantos pontos turísticos de Recife que não vão faltar opções.

Pedalando por Recife

Recife, fundada em 1537, é uma das cidades mais antigas do Brasil, com uma história rica marcada pela colonização, resistência e diversidade cultural. Suas ruas e avenidas guardam vestígios do período colonial, quando a cidade era um importante centro de comércio de açúcar. Ao longo dos séculos, Recife se transformou em uma metrópole vibrante, cheia de contrastes, que podem ser explorados de uma forma única: pedalando por suas ciclovias e ruas históricas.

vista área de recife

Pedalar por Recife oferece a oportunidade de conhecer pontos históricos importantes, como o Bairro do Recife Antigo, onde se encontra o Marco Zero, local que simboliza o início da cidade. Nesse trajeto, o ciclista pode apreciar a arquitetura colonial, as pontes que cruzam o Rio Capibaribe e a beleza dos armazéns e construções que hoje abrigam museus e centros culturais. É uma maneira sustentável e agradável de explorar a história da cidade enquanto se exercita.

Além dos passeios históricos, Recife conta com uma crescente rede de ciclovias que tornam a cidade uma opção viável para quem deseja se locomover de bicicleta. Desde áreas mais modernas, como a Praia de Boa Viagem, até bairros históricos, pedalar por Recife é uma forma de descobrir a mistura única de tradição e modernidade que a capital pernambucana oferece. Seja como transporte ou lazer, o ciclismo em Recife revela uma cidade cheia de cultura e história a cada pedalada.

6. Praia de Piedade

Pedalar na praia é sempre uma opção prática, relaxante e econômica para quem está perto da zona litorânea. Esse passeio fica ainda melhor quando a região oferece outras atividades para depois do banho de mar e do descanso na areia. Por isso, nossa primeira indicação é a Praia de Piedade.

Localizada na cidade vizinha de Recife, em Jaboatão dos Guararapes, ela é uma das mais frequentadas pelos turistas e moradores durante o verão. Para quem deseja pedalar, mas não se preparou, basta utilizar uma das bicicletas compartilhadas pelo sistema bike Itaú, disponível em dois pontos da orla.

Entre as pausas do pedal, você pode experimentar a culinária local nos quiosques, restaurantes e bares da orla. Os frutos do mar são os mais pedidos no litoral, mas uma boa pedida, para realmente conhecer as preciosidades gastronômicas de Recife, são as bebidas refrescantes com caju, como a caipirinha.

praia da piedade em recife

5. Praia de Boa Viagem

Um dos pontos turísticos de Recife que mais atrai visitantes é a Praia de Boa Viagem, uma continuação do destino apresentado anteriormente. Diferentemente da primeira, ela fica na capital e, segundo as avaliações dos moradores, costuma ser mais limpa, com uma água cristalina. Justamente por isso, é sempre movimentada.

Outro diferencial são as piscinas naturais formadas na maré baixa. Elas são mais rasas, mornas e ótimas para nadar sem se preocupar com as ondas e se divertir com crianças.

Após o banho de mar, há diversas opções de restaurantes para repor a energia. Se você ainda procura outras atividades, pegue sua bicicleta e pedale em direção ao bairro, onde há a Praça de Boa Viagem, repleta de artesanato e mais gastronomia típica de Recife.

praia boa viagem em recife

4. Parque da Jaqueira

Já se você não sabe o que fazer em Recife, mas procura um passeio tranquilo e menos movimentado, vá para o Parque da Jaqueira. Localizado na zona norte da capital, ele possui 820 m de ciclovia, área para bicicross, espaço para dança e yoga, e muito mais.

Com a bike Itaú presente no parque, há ainda mais praticidade para pedalar, tanto para os moradores quanto para os visitantes. Nesse caso, a economia é garantida, pois quem não tem um plano mensal pode realizar viagens avulsas de até 30 minutos, por menos de R$ 4,00.

Caso você tenha viajado em família, as crianças têm espaços especiais. Há quatro parques divididos por faixas etárias e um deles é inclusivo, o primeiro a ser inaugurado na capital. Ele promove o bem-estar com brinquedos adaptados e uma infraestrutura de acessibilidade exclusiva.

Parque da Jaqueira em recife

3. Recife Antigo

Mais uma indicação famosa dos pontos turísticos de Recife é o próprio Recife Antigo. O bairro tem diversas atividades para os turistas e, como os locais são próximos, dá para pedalar entre um e o outro. Com um planejamento, você não se perde e aproveita o tempo.

A primeira parada recomendada é o Parque das Esculturas Francisco Brennand. O complexo que leva o nome do artista pernambucano possui 90 esculturas de autoria própria, e uma delas, chamada de Coluna de Cristal, tem 32 m de altura. A visitação dura cerca de uma hora, e o pedal para o próximo destino pode começar em seguida.

O segundo ponto é o Marco Zero, uma ótima opção para quem não conhece os passeios em Recife à noite. A beleza do local de fundação da cidade já é enorme durante o dia, mas, ao pôr do sol, a iluminação dos prédios da redondeza dão um charme único ao lugar. Nele, é possível tirar fotos e identificar as direções de cada avenida.

recife antigo

2. Capela Dourada

Para quem não sabe para onde ir em Recife e tem proximidade com a religião, a Capela Dourada é um dos destinos que podem causar encantamento. A igreja é considerada um monumento nacional pelo IPHAN e foi o primeiro templo completamente construído com decoração barroca.

Ao observar a arquitetura, o teto e as paredes repletos de pinturas emolduradas em dourado se destacam. Nas paredes laterais, também há diversos painéis de azulejos portugueses com pinturas do artista Antônio Pereira, da mesma nacionalidade.

Para otimizar o tempo, ela pode ser incluída no roteiro entre a praia de Boa Viagem e o Recife Antigo. Assim, você pode admirar cada detalhe da decoração, conectar-se religiosamente e sair pedalando para outros locais próximos.

capela dourada em recife

1. Mercados da cidade

Outras indicações, que também podem ser consideradas como pontos turísticos de Recife, são os mercados de São José e da Boa Vista. O primeiro é uma excelente opção para quem quer garantir as lembrancinhas de viagem para amigos e familiares.

O segundo fica perto de uma das estações de bike Itaú em Recife, facilitando o trajeto e a economia de tempo. Nele, há diversas opções de comidas e bebidas típicas com valores mais convidativos que na zona litorânea.

Existem mais de 60 boxes com comidas variadas (cereais, verduras, frutas, legumes), restaurantes com pratos regionais e bares com opções rápidas de petiscos. Entre as indicações para os turistas, estão: carne de sol com queijo coalho assado, carne de sol com queijo e batata frita, e torresmo.

Centro histórico de Recife visto de cima.
Centro histórico de Recife visto de cima.

Pedalar por Recife é uma experiência única, que combina história, cultura e lazer em uma das cidades mais antigas do Brasil. Com diversos pontos turísticos acessíveis por bicicleta, você poderá explorar desde as praias até o centro histórico, aproveitando o que a capital pernambucana tem de melhor.

A mobilidade sustentável oferecida pelas ciclovias e sistemas de bikes compartilhadas torna o passeio ainda mais prático e agradável. Com essas dicas, você está preparado para descobrir as belezas de Recife, pedalando por sua rica história e aproveitando suas paisagens incríveis.

Comece a pedalar no Recife!

Em Recife, a Tembici traz uma solução inovadora para enfrentar os desafios do trânsito e dos congestionamentos diários: o aluguel de bike Itaú. Esta alternativa não só oferece uma maneira prática e rápida de se deslocar pela cidade, mas também permite que você se conecte com o ambiente ao seu redor de uma forma única. Com 90 estações distribuídas estrategicamente em Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, a bike Itaú facilita o acesso a um meio de transporte sustentável, transformando a experiência urbana tanto para moradores quanto para turistas.

Utilizando o aplicativo, os usuários podem facilmente localizar a estação mais próxima, gerenciar suas viagens em tempo real e se manter informados sobre qualquer taxa adicional. Pedalar pelas paisagens encantadoras e ricas em história de Recife se torna uma aventura mais agradável e eficiente. Essa iniciativa reflete um compromisso com a mobilidade urbana inteligente, promovendo um estilo de vida mais saudável e uma cidade mais limpa e verde.

De bike, Recife fica mais perto de você. Experimente uma nova forma de ir e vir com o Bike Itaú.


Posts Similares