Como encher pneu da bicicleta
O pneu da bicicleta é, certamente, o elemento mais importante, não só da bike mas de diversos veículos. Isso se deve ao fato dele conectar a bike e o ciclista ao solo, possibilitando a passagem por subidas, descidas, curvas, terra e diversos outros tipos de obstáculos e terrenos.
Acontece que, para funcionar bem, é fundamental que o pneu da bicicleta esteja calibrado adequadamente. Levando isso em consideração, quem usa a bicicleta, seja para se locomover ou para praticar esportes, precisa saber como encher o pneu da forma correta.
Foi pensando nisso que a Tembici preparou esse texto! A seguir, você vai conferir a importância de calibrar bem os seus pneus e um tutorial super fácil de como fazer isso. Além disso, preparamos também algumas dicas para você identificar qual a calibragem ideal para os seus pneus, quando é preciso calibrar e qual o melhor tipo de bomba para o seu caso. Confira!
Por que é importante calibrar bem os pneus?
Antes de te ensinarmos a encher o pneu da sua bicicleta, é importante falarmos um pouquinho sobre a importância de manter esses componentes bem calibrados. A maioria das bikes possui pneus infláveis, apresentando maior flexibilidade durante o uso. Esse é o caso das bicicletas disponibilizadas pela Tembici, que possibilitam que os pneus sejam calibrados para se adaptar ao peso de quem utiliza o veículo.
Quem gosta de usar a bike para se aventurar, por exemplo, acaba passando por terrenos acidentados, pedras, raízes e até mesmo lama. Esses cenários exigem muito dos pneus, fazendo com que eles percam a pressão do ar.
É preciso ficar atento quanto a isso, para evitar que eles furem ou estourem. Isso acontece porque, quando os pneus estão com pressão insuficiente, acabam tendo uma maior área de contato com o solo, ficando mais macios, deformando com mais facilidade e aumentando as chances de objetos pontiagudos perfurarem o pneu.
Além de serem mais propensos a cortes e perfurações, pneus murchos geram mais atrito com o solo, demandando maior esforço do ciclista para manter o meio de transporte em movimento, o que leva à redução da velocidade e da eficiência. Outro problema decorrente dos pneus mal calibrados é a menor aderência ao solo, o que pode acarretar deslizamentos e quedas em curvas ou terrenos irregulares.
Por outro lado, pneus muito cheios também podem apresentar alguns inconvenientes. Nesses casos, é possível sentir ainda mais os impactos de buracos, lombadas e desníveis do solo, sem falar na perda de eficiência e risco de derrapagem em estradas de terra. Além disso tornar o passeio mais desconfortável, também oferece o risco de danificar os aros.
Sendo assim, manter a pressão correta é essencial para o bom funcionamento dos pneus e, consequentemente, para o bom desempenho da bike. Ao enchê-los adequadamente, é possível melhorar a performance e a segurança durante a pedalada.
Pneus cheios na medida certa ficam mais estáveis e mantêm sua forma durante a prática, reduzindo a resistência ao rolamento, aumentando a aderência e diminuindo os riscos de avarias em sua estrutura.
A pressão ideal dos pneus varia de acordo com alguns aspectos, como o tipo de pneu e de bicicleta, e o terreno onde você vai andar.
De maneira geral, é preferível que estejam firmes, mas não tão rígidos. Verificar a pressão regularmente ajuda a evitar uma série de problemas, e é algo que deve fazer parte da rotina de manutenção da bike. Confira a seguir como fazer isso!
Passo a passo para encher o pneu de bicicleta
Seus dias de perrengue com pneus murchos acabaram! Chegou a hora de aprender, de uma vez por todas, como encher os pneus para ter mais autonomia com a sua bike.
Antes de qualquer coisa, verifique qual é a pressão ideal para o pneu. Essa informação geralmente consta na lateral do pneu ou no manual da bicicleta.
Em seguida, é hora de calibrar! A seguir, vamos te ensinar duas formas de fazer isso: em posto de gasolina e com bomba manual. Vem com a gente!
Calibrando pneu no posto
Antes de iniciar o procedimento para encher os pneus da magrela no posto de gasolina, lembre-se de escolher uma bomba apropriada e verificar se ela está funcionando adequadamente.
O ideal é que o equipamento tenha um bico que se encaixe na válvula do pneu. Há dois tipos de válvulas comuns: a válvula Presta, que é mais fina, e a válvula Schrader, que está presente principalmente em bicicletas infantis e mountain bikes.
A válvula Presta foi desenvolvida para facilitar o bombeamento e deixar as câmaras de ar mais leves, o que é importante sobretudo no caso de bicicletas de competição. Nesse tipo de válvula, é preciso tirar a tampa e abrir antes de encaixar o bico da bomba. Elas geralmente não são compatíveis com os calibradores disponibilizados em postos de gasolina, mas um adaptador pode facilmente resolver esse problema.
Já as válvulas Schrader, de bico mais grosso, são exatamente como as encontradas em pneus de carros. Ela possui uma pequena mola que bloqueia a passagem do ar. Para calibrar, é só abrir a tampa, encaixar o bico da bomba e bombear ar para dentro.
Seja qual for o tipo de bomba, você pode evitar vazamentos de ar verificando se o bico está bem preso à válvula. Geralmente, o equipamento possui um medidor de pressão integrado, que mostra a pressão atual do pneu enquanto ele é inflado. Há também a opção de verificar esse aspecto com um medidor de pressão portátil.
Ao atingir a pressão ideal (aquela indicada na lateral do pneu ou no manual da bicicleta), pare de encher. Em seguida, remova cuidadosamente o bico da bomba de ar da válvula do pneu, e coloque a tampa de volta. Essa tampa serve para evitar que a sujeira e a umidade penetrem na válvula.
Seguindo esses passos, você será capaz de encher o pneu da sua bike corretamente em qualquer posto de gasolina. Para obter ainda mais autonomia com a magrela, muitos ciclistas preferem carregar consigo uma bomba manual. Confira a seguir como usá-la.
Calibrando pneu com bomba manual
Encher o pneu é uma tarefa que também pode ser realizada tranquilamente em casa. Assim como o equipamento utilizado no posto, é preciso verificar se o bico da válvula se encaixa na bomba – se não, é só usar um adaptador.
Em seguida, abra a válvula da câmara e, se o bico for fino, abra a passagem de ar. Depois, abra a trava do bico da bomba, encaixe no pneu e feche a trava para que não ocorram vazamentos.
O próximo passo é bombear o ar até chegar na pressão desejada ou ideal. Destrave o bico da bomba e retire a válvula, e, se o bico for fino, feche a válvula. Por último, recoloque a tampa.
Viu só como é simples? Provavelmente é até mais fácil do que você imaginava. Com o tempo, você pegará cada vez mais prática e terá toda a autonomia que precisa para se deslocar com sua magrela por aí.
Se esse assunto ainda te gera algumas dúvidas, continue a leitura e confira mais algumas dicas importantes.
Qual a calibragem do pneu de uma bicicleta?
Conforme já vimos, é fundamental saber qual a pressão ideal do pneu antes de fazer a calibragem. Mas acontece que essa é uma questão que nem sempre acompanha uma única resposta.
De maneira geral, a pressão ideal deve ser equivalente ao peso do ciclista, ao aro, à largura do pneu e ao tipo de solo onde ele pretende andar com a bicicleta. São, portanto, uma série de aspectos que interferem na calibragem que o pneu da bike deve receber.
No Brasil, a unidade de medida mais utilizada para a calibragem de pneus é a PSI (pound force per square inch, ou libra força por polegada quadrada em tradução para o português). Essa medida se baseia no peso do veículo, e é o padrão das indústrias inglesa e americana.
Na maioria das vezes, os pneus indicam uma pressão recomendada. Quando isso não acontece, a regra básica é bombear os pneus até que estejam firmes, mas de modo que ainda sejam ligeiramente espremíveis. Há alguns intervalos que são geralmente aceitos com base no tipo de bicicleta:
- Pneus de bicicleta infantil: 25 a 40 PSI;
- Pneus estreitos/bicicletas de estrada: 80 a 130 PSI;
- Pneus médios/bicicletas híbridas: 50 a 70 PSI;
- Pneus grossos/mountain bikes: 20 a 30 PSI (off-road)/40 PSI (on-road).
Se você procura indicações mais direcionadas, é interessante consultar sites especializados, que geralmente compartilham algumas informações específicas de acordo com o seu objetivo.
Quando é preciso calibrar o pneu?
É normal que os pneus percam certa quantidade de ar com o tempo, o que se deve ao processo de permeação. Nele, as moléculas de ar migram através das paredes laterais do pneu e atravessam a borracha, fazendo com que ele se esvazie aos poucos. Para evitar ser pego de surpresa com pneus vazios, é importante estar sempre atento.
Um dos aspectos que influenciam na permeação é a qualidade da borracha utilizada para fabricação do pneu. Isso define de quanto em quanto tempo será necessário fazer a calibragem. Com o tempo, será possível prever até quando os pneus da sua bike são capazes de segurar o ar de maneira satisfatória.
Para quem utiliza a bicicleta no dia a dia, como meio de transporte em ambientes urbanos, recomendamos verificar a pressão dos pneus a cada duas semanas. Já no caso de ciclistas esportivos, que treinam principalmente longas distâncias, o ideal é verificar a pressão antes de cada pedalada.
Se você é do tipo que prefere se precaver, então vale a pena investir em uma bomba para encher seus pneus sempre que for necessário. Confira a seguir algumas dicas que vão te ajudar a fazer uma boa escolha!
Quais os tipos de bombas e qual escolher?
De maneira geral, há dois tipos principais de calibradores para pneus de bicicleta: as bombas manuais e os compressores de ar.
As bombas podem ser do tipo portáteis, ou maiores – também chamadas de bombas de pé. A maioria desses equipamentos específicos para bicicletas possui uma válvula que se encaixa tanto em bico fino, quanto em bico grosso.
No caso das bicicletas de estrada (que levam muita pressão – geralmente acima de 80 PSI, conforme vimos anteriormente), algumas bombas portáteis podem ser insuficientes para atingir a pressão desejada.
Os compressores, por sua vez, são máquinas que guardam o ar sob pressão. Ou seja, ao utilizá-los não é preciso fazer o bombeamento manualmente. Eles são comumente utilizados em postos de gasolina, mas também é possível obter um compressor portátil, que deverá ser ligado na eletricidade.
Esse equipamento geralmente não é compatível com válvulas de bico fino, demandando o uso de adaptador se esse for o caso da sua bike.
Se você está considerando a possibilidade de adquirir uma bomba para conferir mais autonomia para a sua bicicleta, confira a seguir o que é importante verificar para fazer uma melhor escolha.
1. Qual a finalidade da bike?
Antes de comprar sua bomba de encher pneu, é importante ter em mente qual a finalidade da sua bicicleta, já que a calibragem de uma mountain bike, por exemplo, é muito diferente da que é necessária para uma bicicleta speed.
Diferentes modelos de bicicleta comportam diferentes tipos de pneu – e um tipo de bomba ideal para ele. A mountain bike utiliza um volume muito grande de ar e baixa pressão, enquanto a speed demanda pouca quantidade e muita pressão.
Esse é um dos aspectos determinantes na hora de escolher a bomba mais adequada para o seu caso. Ao utilizar uma bomba comum para bicicletas speed (que têm o pneu mais fino), é provável que o pneu fique pesado e duro, sem atingir o nível de pressão ideal. Sendo assim, na hora de fazer a compra, é importante verificar se a bomba de ar é indicada para o seu tipo de bicicleta.
2. Qual o tipo de válvula?
Depois de identificar qual o tipo de bomba de ar ideal para o seu caso, é preciso saber qual o tipo de válvula que o pneu tem. Conforme já vimos, há dois modelos principais de válvulas utilizadas no Brasil: a Presta e a Schrader.
As bombas de ar mais modernas são compatíveis com ambos os tipos. Ainda assim, é interessante buscar informações sobre o modelo de bomba que você deseja adquirir para confirmar se é compatível com o da sua bicicleta.
3. Qual a pressão máxima que a bomba pode atingir?
Outro aspecto que deve ser levado em conta é a pressão máxima que a bomba que você deseja adquirir tem a capacidade de atingir. Essa informação deve constar na própria embalagem ou na descrição do produto, em PSI ou Bars. Verifique se é compatível com a da sua bicicleta.
4. E as questões de portabilidade?
Muitos ciclistas optam por bombas de ar portáteis, já que elas facilitam consideravelmente seus passeios, treinos ou aventuras. Esses modelos podem ser facilmente carregados em mochilas, ou até mesmo no próprio quadro. Outras podem ser carregadas no bolso e contam com um material mais leve.
5. Prefira um modelo fácil de usar
Outro ponto crucial de uma bomba de encher pneu é a praticidade na hora do uso. Recomendamos que você escolha um modelo que seja fácil de usar, para não machucar a mão ou ter problemas de ergonomia. Há opções com cabo dobrável, o que facilita a atividade sem demandar muito esforço para encher.
As bombas de chão também são uma ótima pedida: você apoia os pés em pequenos suportes para fixar e ter mais precisão no momento de bombear o ar no pneu. Assim, consegue fazer a calibragem com mais praticidade e rapidez.
6. Procure um modelo com manômetro
Ao encher o pneu da sua bike, você provavelmente já teve a dúvida se estava fazendo isso corretamente. Algo que ajuda muito nesses casos é contar com uma bomba que tenha manômetro, que é basicamente uma ferramenta utilizada para medir a pressão. Com esse tipo de equipamento, é possível saber exatamente a real pressão de trabalho no momento da aplicação, facilitando ainda mais sua tarefa.
Comece a pedalar com a Tembici
Se você já conhece os incríveis benefícios que a bicicleta traz para o corpo e a mente, é hora de vivenciar essa experiência com a facilidade que só a Tembici oferece. Presente nas principais cidades do Brasil, e até mesmo no exterior, o nosso objetivo é inspirar a mudança que começa em cada um – e o resultado você sente nas ruas.
Quer você esteja buscando melhorar sua saúde, desfrutar de maior praticidade no dia a dia ou economizar tempo e dinheiro, o aluguel de bicicletas da Tembici é a escolha perfeita. Redescubra a cidade sob uma nova perspectiva, participe desse movimento de mobilidade reinventada. Baixe nosso aplicativo hoje e explore as diversas opções de planos disponíveis: