cidade de porto alegre
|

Venha conhecer as 3 principais rotas de bicicleta em Porto Alegre

A cidade de Porto Alegre faz parte do programa de mobilidade Avançar Cidades do Governo Federal, que ajudou a aumentar o número de ciclovias. Além disso, a Secretaria de Mobilidade ainda planeja expandir as rotas de bicicleta em Porto Alegre nos próximos meses.

A revisão do Plano Diretor Cicloviário já começou a ser debatida a fim de avaliar quais são os desafios. A secretaria ainda deve continuar a implementar políticas públicas para melhorar o deslocamento dos cidadãos.

Atualmente, a cidade conta com 41 estações da bike Itaú e 410 bikes espalhadas prioritariamente nas regiões próximas ao Lago Guaíba. O sistema possui parceria com a Prefeitura de Porto Alegre e a PBSC Urban Solution.

Neste artigo, trouxemos rotas que podem ser feitas usando os serviços da bike Itaú em Porto Alegre. Você vai conhecer algumas estações para saber como aproveitar melhor a cidade utilizando esse meio de transporte sustentável.

cidade de porto alegre

Por que andar de bicicleta em Porto Alegre?

Andar de bicicleta em Porto Alegre é uma atividade incorporada no dia a dia dos cidadãos. Além de o espaço ser ampliado com a revisão do Plano Diretor Cicloviário, a cidade é dotada de ferramentas e infraestrutura própria para facilitar o acesso dos ciclistas.

O objetivo principal é fomentar o uso das bikes não apenas para passeio, mas como transporte principal. Elas são ecologicamente corretas e mais econômicas, ajudando a melhorar a saúde e a qualidade de vida da população.

Para aqueles que desejam fazer passeios em Porto Alegre, andar de bicicleta é uma das melhores opções para aproveitar os pontos turísticos, exercitar-se e garantir mais agilidade no deslocamento.

Onde pedalar em Porto Alegre?

A cidade possui diversos percursos distribuídos para o deslocamento com bike. Os planos para os próximos meses é investir mais para incentivar um maior número de moradores a aderir a esse meio de transporte saudável. As rotas de bicicleta em Porto Alegre podem ser divididas em três tipos:

  • ciclovias: espaços totalmente separados e dedicados aos ciclistas;
  • ciclofaixas: espaços delimitados para ciclistas, como pistas ou calçadas;
  • ciclorrotas: espaços compartilhados com outros meios de transporte.

A cidade tem um sistema de estações de bikes em que você pode baixar o aplicativo da bike Itaú e localizar o ponto mais próximo. Após finalizar o aluguel da bicicleta, você pode pedalar em Porto Alegre por qualquer uma das rotas espalhadas pela cidade.

Praia da Guaíba

Um dos principais lugares para andar de bicicleta em Porto Alegre é a praia da Guaíba, com uma rota que inicia na Usina do Gasômetro e vai até o Cais Barra Shopping. O caminho é plano e fácil de percorrer.

Essa é uma das rotas de bicicleta em Porto Alegre em que você passa pelo Parque Estadual do Delta do Jacuí e pela praça do Aeromóvel, onde acontecem várias atividades nos finais de semana, como shows e feiras.

Durante o trajeto, também é possível avistar o Parque Harmonia, a Marinha do Brasil e o Museu do Iberê. O trajeto termina no Cais Barra Shopping, um dos mais antigos da região e local de realização de diversos eventos.

Esse trajeto conta com muitos pontos da bike Itaú para facilitar a mobilidade. Você passa por pelo menos três: um localizado no início do percurso, um no Iberê Camargo e um no Barra Shopping. Eles ficam situados em locais estratégicos e permitem que você programe melhor o seu passeio.

Parque Farroupilha

Também conhecido como Parque Redenção, é um patrimônio ambiental da cidade, com monumentos e várias atrações distribuídas nos 37 hectares de área verde em que se situa, sendo parte das rotas de bicicletas de Porto Alegre, com pontos com bike compartilhada.

Está localizado próximo ao Mercado Bom Fim, que possui restaurantes, lojas de artesanato, floriculturas e produtos naturais. Aos sábados, acontece uma feira com produtos orgânicos, frescos e diretos do produtor.

parque farroupilha em porto alegre

Casa de Cultura Mário Quintana

É parada obrigatória para quem visita a cidade, em um dos percursos de bike que abriga uma estação para aluguel de bicicletas. A Casa de Cultura Mário Quintana é um local multicultural ligado à Secretaria do Estado, com espaços voltados para arte, dança, música, cinema, literatura, teatro e oficinas.

O edifício rosa antigo, localizado em uma travessa, chama a atenção de todos que passam por lá e conta com uma agenda cultural completa, que vai desde exposições artísticas a eventos do mais variados tipos.

Rota das Praças

Em Porto Alegre, você encontra uma ciclovia interligando as principais praças que são cartões postais da cidade, como a Praça da República, a Praça Brigadeiro Sampaio, o Largo dos Açorianos e o Parcão. Com a infraestrutura disponível, é possível contar com pontos com bicicletas compartilhadas.

Avenida Borges Medeiros

A Avenida Borges de Medeiros corta a cidade no sentido Norte e Sul, uma via importante com diversos prédios históricos, como o Cine Theatro Capitólio. Nela, também se encontra o Viaduto Otávio Rocha, um dos principais pontos de referência da cidade.

avenida borges de Medeiros em porto alegre

A expansão das ciclovias em Porto Alegre demonstra o compromisso da cidade com a mobilidade sustentável e a qualidade de vida dos cidadãos. A revisão do Plano Diretor Cicloviário e as iniciativas para ampliar as rotas de bicicleta evidenciam a busca por um ambiente urbano mais acessível e saudável, promovendo a utilização de bicicletas como meio de transporte alternativo.

Com uma infraestrutura crescente e parcerias, como a com a bike Itaú, Porto Alegre se posiciona como uma cidade cada vez mais amigável para os ciclistas. Além de incentivar a prática de atividades físicas, as rotas cicloviárias oferecem aos moradores e turistas uma forma prática e agradável de explorar a cidade, contribuindo para um estilo de vida mais ativo e sustentável.

Comece a pedalar em Porto Alegre!

Porto Alegre, conhecida por suas belas paisagens e cultura rica, agora oferece aos seus moradores e visitantes uma maneira prática e sustentável de explorar a cidade: o aluguel de bike Itaú. Com 100 estações espalhadas por pontos estratégicos, a mobilidade urbana ganha novos contornos, permitindo que você desfrute das avenidas arborizadas, parques e áreas históricas com mais liberdade e agilidade. Esse serviço não só alivia o trânsito congestionado, mas também promove um estilo de vida mais ativo e conectado com o ambiente urbano.

O sistema de aluguel de bicicletas em Porto Alegre, através do aplicativo bike Itaú, transforma o deslocamento diário em uma experiência única e conveniente. Escolha o plano que melhor se adapta à sua rotina e embarque em uma jornada de descobertas pela capital gaúcha. Pedalar pela cidade torna-se não apenas um meio de transporte, mas uma forma de redescobrir Porto Alegre, aproveitando cada trajeto para se conectar com a natureza, a arte e a história locais de uma maneira completamente nova.

De bike, Porto Alegre fica mais perto de você. Experimente uma nova forma de ir e vir com o Bike Itaú.


Posts Similares