imagem aerea da cidade de São Paulo, uma bandeira do ESTADO a direita e um parque a esqueda da imagem.
|

10 Melhores parques para andar de bicicleta em São Paulo

Muita gente que gosta de andar de bicicleta em São Paulo, nem sempre enxerga esta metrópole como uma boa opção para colocar esse tipo de passeio em prática – afinal de contas, estamos falando de uma das maiores e mais movimentadas cidades do mundo. 

Acontece que os ciclistas têm tomado cada vez mais conta das vias. Esse contexto atrai mais e mais pessoas a aderir a esse hábito, que, tanto pode ser uma forma de lazer, quanto um meio de locomoção sustentável. 

Dessa forma, São Paulo vêm se transformando em uma cidade mais amigável para os ciclistas. Os diversos parques espalhados por toda a capital paulista servem como incentivo a mais para quem deseja explorá-la sobre duas rodas.

Seja você um ciclista experiente ou alguém que procura um lugar tranquilo para desfrutar de um passeio ao ar livre, saiba que esses parques são excelentes opções para praticar as mais diversas modalidades de pedal. Confira a seguir uma seleção com os 10 melhores parques para andar de bicicleta em São Paulo.

banner da Campanha Planeta Tembici com slogan "Pedalar transforma sua vida e faz bem para o planeta!"

10. Parque do Ibirapuera

Não poderíamos começar essa lista de recomendações se não com aquele que é um dos maiores parques urbanos da América Latina. O Parque Ibirapuera, carinhosamente chamado de “Ibira” pelos moradores da capital paulista, fica na Zona Sul da cidade e é uma das principais opções para quem procura um refúgio na natureza para andar de bicicleta em SP. 

Parque Ibirapuera, uma das melhores opções para andar de bicicleta em São Paulo

Sua ciclofaixa é segura e bem cuidada, e possui mais de 2.500 metros, além de outros espaços do parque onde também é possível pedalar. O parque também possui três lagos artificiais, quadras esportivas, pistas de corrida, espaços para piquenique e playgrounds, além de abrigar vários museus e espaços culturais. 

Ou seja, há opções de lazer para todas as idades. As diversas áreas verdes proporcionam ar puro aos visitantes, favorecendo a sensação de bem-estar que muitos procuram em meio à agitação da cidade grande. 

Seja para pedalar sozinho ou acompanhado, o Ibira é um lugar que vale a pena visitar e explorar. Em termos de estrutura, ele é muito bem equipado, já que possui banheiros públicos espalhados por todo o parque e conta com restaurantes para os visitantes que desejam passar o dia se alimentarem.

O parque fica na Avenida Pedro Álvares Cabral, na Vila Mariana. Seu horário de funcionamento é das 5h às 23h, em todos os dias da semana. No site oficial do Ibirapuera, você pode conferir o mapa do parque e a programação cultural, além de outras informações que possa precisar para planejar sua visita.

9. Parque das Bicicletas

Outro espaço da Zona Sul que é queridinho dos ciclistas da cidade é o Parque das Bicicletas, localizado no bairro de Moema. Por estar próximo a uma região muito movimentada de São Paulo, o parque é considerado um verdadeiro refúgio para os moradores dos arredores.

O local conta com uma ótima estrutura para quem deseja realizar um passeio em família, incluindo ciclovia, pista de skate, área para patins e patinete, área para lazer e quiosques. Apesar do nome, o espaço oferece possibilidades que vão muito além do ciclismo. Vale a pena a visita! 

O Parque das Bicicletas faz parte de um complexo que reúne também a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) e o Centro Esportivo Ibirapuera – Mané Garrincha. 

Desde sua inauguração, em 2000, o espaço recebe um público diversificado, composto principalmente por pessoas que buscam um lugar seguro para lazer e a prática de esportes. Ele fica localizado na Alameda Iraé, 35, no cruzamento das avenidas Indianópolis e Ibirapuera. Funciona todos os dias, das 6h às 22h.

8. Parque do Povo

No Itaim Bibi fica o Parque do Povo Mário Pimenta Camargo, um espaço na Zona Oeste que vale a pena visitar para dar seu rolê de bike. Ele foi inaugurado em 2008, e em pouco tempo já ocupou um lugar especial entre os cartões postais da cidade. 

O parque possui uma grande área verde, com ciclovia, quadras poliesportivas, playground, área para piquenique e pista para caminhadas. Toda essa estrutura faz do Parque do Povo o lugar perfeito para curtir um dia de folga. Ciclistas de todos os níveis podem aproveitar o espaço para andar de bicicleta em São Paulo, e ter uma experiência única e agradável junto à natureza.

Localizado na Avenida Henrique Chamma, 420, o Parque do Povo fica aberto das 6h às 22h, durante todos os dias. Para mais informações, incluindo o mapa e a programação de eventos, acesse a página do parque no site da prefeitura de São Paulo.

7. Parque Villa-Lobos

Entre os maiores e mais frequentados parques de São Paulo está o Parque Villa-Lobos, visitado tanto pelos moradores locais quanto por turistas. O local fica na Zona Oeste da cidade, e tem seu lugar mais do que merecido nessa lista, já que se tornou um verdadeiro ponto de encontro para os grupos de ciclistas. 

Sua área de 732 mil metros quadrados abriga atrações para todos os gostos – mas o grande destaque, é claro, fica por conta da natureza exuberante do local, com gramados bem cuidados, lagos e diversas espécies de árvores. Além da densa área verde, o Parque Villa-Lobos conta também com um orquidário e diversas opções de trilhas.

A ciclovia do Parque Villa-Lobos possui 3,5 km de extensão, e costuma ficar bastante movimentada aos finais de semana. Estima-se que cerca de 5 mil pessoas passem pelo parque a cada dia da semana, e cerca de 20 mil aos sábados e domingos.

Entre uma pedalada e outra, aproveite as pausas para deitar no gramado e curtir alguns momentos de tranquilidade, e desfrute das sombras das árvores para ler um bom livro. Essa é a melhor forma para recarregar as energias após os exercícios.

O parque Villa-Lobos funciona todos os dias da semana, das 5h30 às 19h, e fica localizado na Avenida Prof. Fonseca Rodrigues, 2001, no bairro Alto de Pinheiros. Para mais detalhes, confira o site oficial do parque.

6. Parque Jardim das Perdizes

Se você está a procura de um lugar mais tranquilo na Zona Oeste para levar as crianças para um passeio aos finais de semana, o Parque Jardim das Perdizes pode ser uma boa pedida. Inaugurado em 2016, esse é um dos parques mais jovens de São Paulo.

O espaço conta com uma infraestrutura ampla e completa, com pista de cooper, ciclovia, equipamentos de ginástica, playground e bicicletários. Aproveite seu dia de descanso para alugar uma bike e curtir o seu passeio da melhor forma, esteja acompanhado ou não. 

A pista de ciclismo do Jardim das Perdizes possui cerca de 1 km de extensão, por isso é a escolha ideal para quem deseja fazer um passeio leve e tranquilo, como ciclistas iniciantes e crianças.

Os canteiros e jardins do local foram cuidadosamente planejados, e são mantidos com muito capricho, criando um ambiente agradável e acolhedor para quem deseja tirar um tempinho para relaxar junto à natureza. 

Além disso, há também uma área de convivência para piqueniques, playground, quadras esportivas, pista de cooper, entre outras opções de lazer. Um dos principais atrativos é que, durante o seu passeio no parque, é possível apreciar belíssimas obras da artista plástica Tomie Ohtake.

Esse parque também funciona diariamente, das 6h às 22h. Ele fica na Rua Quatro S/N, Água Branca, e você pode conferir mais informações na página destinada a ele no site da prefeitura.

5. Parque da Juventude

Já na Zona Norte, temos o charmoso Parque da Juventude, cujo nome oficial é Parque Dom Paulo Evaristo Arns. Essa é mais uma excelente opção para quem deseja andar de bicicleta em São Paulo, sem precisar correr os riscos de encarar a agitação do trânsito.

O espaço do parque é plano e possui grama conservada. Como possui poucas áreas de sombra, vale a pena levar boné, óculos escuros, protetor solar e uma garrafa d’água. Se você quer variar, mas não sabe onde andar de bicicleta em São Paulo, considere essa alternativa. O local conta com uma ampla pista de ciclismo, que percorre toda a área verde que circunda o local.

Além disso, oferece diversas outras possibilidades de atividades, como caminhadas, corridas, quadras poliesportivas, playgrounds para as crianças, área para cães, estações de ginástica e espaços para piqueniques. 

Apesar de toda a estrutura para realização de atividades diversas a gosto dos visitantes, o grande destaque do Parque da Juventude fica por conta da Biblioteca de São Paulo, que oferece um vasto acervo de livros e um ambiente super agradável para leitura e estudo.

O Parque da Juventude fica localizado onde antes era o Complexo Penitenciário Carandiru, na Avenida Cruzeiro do Sul, 2630, no bairro de Santana. Além do estacionamento, possui fácil acesso ao metrô. O espaço funciona das 6h às 18h30, todos os dias. Para conferir a programação de atividades e eventos e outras informações sobre o local, basta acessar a página do parque no site do governo de São Paulo.

4. Parque Vila Guilherme

Ainda na Zona Norte, fica o Parque Vila Guilherme. Por estar encostado ao Parque Trote, ambos são tratados pela população local como se fossem um só, totalizando uma área verde de aproximadamente 185 mil metros quadrados. Essa é uma opção tranquila, ideal para ciclistas que gostam de pedalar sozinhos enquanto desfrutam da calmaria oferecida pela natureza local.

A melhor parte é que, mesmo se você não tiver bicicleta ou não quiser levar a sua, dá para alugar as que ficam disponíveis no local. Uma vez lá, você também pode aproveitar para fazer uma caminhada e conhecer a Trilha das Aves.

Há diversas áreas verdes disponíveis para quem gosta de correr e caminhar, quadras poliesportivas para quem curte praticar esportes em grupo, pista de skate, playground para quem vai com as crianças e aparelhos de ginástica ao ar livre. Nada mal, não é mesmo? 

O Parque fica na Rua São Quirino, 905, no bairro Vila Guilherme. Seu horário de funcionamento é das 5h30 às 22h, todos os dias da semana. Acesse a página do parque no site da prefeitura da cidade para conferir mais informações a respeito de atividades e eventos.

3. Parque Vila Jacuí

Chegando na Zona Leste, temos o Parque Vila Jacuí como um dos principais representantes de áreas verdes da região e uma excelente opção para quem gosta de andar de bicicleta em São Paulo. Com uma pista de ciclismo que circunda todo o parque, o local oferece um ambiente tranquilo e seguro para praticar esportes ao ar livre.

Além disso, o local oferece ótimos espaços para realização de outras atividades físicas, incluindo quadras poliesportivas e campo para vôlei de praia. O parque conta também com uma das melhores pistas de skate e patins da região metropolitana.

Para os ciclistas, um dos principais pontos fortes do Parque Vila Jacuí é a conexão com o Parque Ecológico do Tietê por meio de uma ciclovia, oferecendo mais uma opção interessante de trajeto para quem gosta de pedalar.

Se você for acompanhado, vale a pena organizar um piquenique e passar algumas horas no local. Aproveite a visita para admirar o pôr do sol.

Como o parque conta com uma infraestrutura bem completa, é uma excelente opção para um passeio em família. O espaço possui até mesmo alguns ambientes para pequenas celebrações mediante reservas gratuitas. 

O horário de funcionamento do parque é das 8h às 17h, diariamente. O endereço é Rua Catléias, 680, no bairro São Miguel. 

2. Parque Ecológico do Tietê

Conectado ao Parque Vila Jacuí por uma ciclovia, temos o Parque Ecológico do Tietê (PET), uma área de preservação ambiental localizada na várzea do rio de mesmo nome. Também chamado de Parque Engenheiro Goulart, essa é mais uma ótima opção para andar de bicicleta em São Paulo.

O parque oferece uma ampla e convidativa pista de ciclismo que circunda a lagoa do local, e conta também com trilhas para caminhada, campos de futebol, playground, pedalinho e muito mais. 

Além disso, oferece atividades educacionais e culturais relacionadas ao meio ambiente. Opções de lazer são o que não faltam para quem visita o Parque Ecológico. O local funciona diariamente, das 6h às 17h, e fica localizado na Rodovia Parque, 8054. Para saber mais, acesse o site oficial.

1. Parque Linear Tiquatira

Finalizando nossa lista de recomendações com os melhores parques para andar de bicicleta em São Paulo, temos o Parque Linear Tiquatira Engenheiro Werner Eugênio Zulauf, ou simplesmente Parque Tiquatira. Ele é considerado o primeiro parque linear da cidade, e o nome Tiquatira vem do córrego que fica dentro do parque.

O local oferece uma ótima área para quem gosta de pedalar, com pista de ciclismo com extensão de mais de 3km, acompanhando o curso do Rio Tiquatira. O parque também conta com áreas verdes para caminhadas, quadras poliesportivas, playground e aparelhos de ginástica ao ar livre. 

Esse é o único parque da nossa lista que funciona 24h por dia, todos os dias da semana. Ele fica localizado na Avenida Governador Carvalho Pinto, 1100. Confira mais informações na página destinada ao parque dentro do site da prefeitura.

Garanta a praticidade de seus passeios: Conte com a Tembici!

Se você gostou da ideia de conhecer e explorar os parques urbanos de São Paulo sobre duas rodas mas não possui uma bicicleta para chamar de sua, a melhor solução é o aluguel de bikes compartilhadas. 

Você sempre pode contar com a Tembici! Com o aluguel das nossas bikes, você tem a oportunidade perfeita para se locomover e desbravar toda a cidade de São Paulo.

Para aproveitar essas vantagens, é só fazer o download do app no Google Play ou na App Store, escolher o plano que mais se adequa às suas necessidades e ao seu estilo de vida, começar a usar e escolher sua próxima aventura!  

Comece a pedalar em São Paulo!

Em São Paulo, a Tembici oferece uma solução eficaz para driblar o trânsito caótico e os longos trajetos nos horários de pico: o aluguel de bike Itaú. Com cerca de 330 estações espalhadas pela metrópole, encontrar uma bicicleta próxima ao seu destino nunca foi tão fácil. Essa alternativa não apenas otimiza seu tempo de deslocamento, mas também contribui para um estilo de vida mais saudável e sustentável, alinhado com as necessidades da vida urbana agitada.

Utilizando o aplicativo, os usuários têm à disposição um mapa detalhado para localizar as estações de bicicletas, facilitando o planejamento de rotas e a retirada das bikes. A experiência de alugar uma bicicleta em São Paulo pelo sistema Itaú se torna prática e interativa, permitindo aos paulistanos e visitantes uma nova forma de explorar a cidade, evitando congestionamentos e contribuindo para a redução da poluição. Essa iniciativa reflete o compromisso da Tembici com a mobilidade urbana inteligente e o bem-estar dos cidadãos.

De bike, São Paulo fica mais perto de você. Experimente uma nova forma de ir e vir com o Bike Itaú.


Posts Similares