O sedentarismo é um estilo de vida que se caracteriza pela falta de atividade física regular.
Pessoas sedentárias passam a maior parte do seu tempo sentadas ou deitadas, sem praticar atividades que exijam esforço físico significativo.
No brasil, a porcentagem de pessoas sedentárias que não fazem atividade físicas é de 52% segundo pesquisa realizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI).
Algumas das principais razões para o sedentarismo incluem a urbanização, a crescente dependência de tecnologia e a falta de tempo.
Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador e Porto Alegre
Comece a pedalar...
Impactos do sedentarismo
O sedentarismo pode levar a um aumento do risco de doenças crônicas, como a obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
O sedentarismo pode levar a um aumento do estresse e da ansiedade, além de afetar a qualidade do sono. E a falta de atividade física pode levar a uma diminuição da autoestima e da autoconfiança.
O sedentarismo no Brasil
Dados recentes sobre sedentarismo no Brasil mostram uma preocupação crescente com a falta de atividade física entre a população.
48,3% dos brasileiros que moram nas capitais não fazem exercício físico. Este sedentarismo afeta mais as mulheres (54,4%) do que os homens (42,2%).
Os estudos mostram a importância da atividade física para a saúde e bem-estar, bem como o desafio de promover estilos de vida mais ativos entre a população brasileira.
Baixe o nosso app e esteja sempre em sincronia com a bici.