Quem inventou a bicicleta

Para solucionar um problema nem sempre é necessário “inventar a roda”, mas saber usá-la corretamente, faz a diferença! Esse é o caso da bicicleta, um meio de transporte com alguns séculos de história

São muitas perguntas que nos ajudam a remontar a história por trás da invenção da bicicleta. A resposta para esses e outros questionamentos você confere no Story a seguir. Bora lá!

Quem criou a bicicleta?

Oficialmente, a primeira pessoa a colocar a ideia de uma bicicleta no papel foi Leonardo da Vinci. Ele desenhou um veículo muito semelhante à bicicleta que conhecemos atualmente!

O projeto foi desenvolvido por volta do ano de 1490, mas foi só em 1966 que foi descoberto por monges italianos. Apesar de não ter saído do papel nesta época, serviu de inspiração a outros inventores

Já no oriente alguns registros apontam que a bicicleta teria sido inventada pelo arquiteto chinês Lu Ban. E um Marinheiro que teve contato com a obra teria relatado a Da Vinci e inspirado o seu feito

Seja qual for a realidade, o fato é que a bicicleta veio para ficar! Porém, a versão que conhecemos hoje é bem diferente das que foram idealizadas inicialmente!

Como a bicicleta evoluiu com o passar do tempo?

Quando falamos sobre bicicleta, logo vem à mente a imagem da estrutura de metal, com pedal, guidão e duas rodas, mas nem sempre foi assim. Sua evolução rodou o mundo para chegar a sua versão atual.

Houve feitos em 1837 e 1864, mas o primeiro registro de patente da bicicleta só aconteceu em 1866   pelo francês Pierre Lallement. Surgiu então o modelo que a roda dianteira era maior que a traseira.

Baixe o nosso app e esteja sempre em sincronia com a bici.

Esse modelo enfrentou resistência com relação à segurança. O final do século XIX ficou marcado com o declínio do biciclo e o fortalecimento das chamadas bicicletas de segurança, com 2 rodas iguais.

Finalmente, em 1888, a bicicleta ganhou uma versão completa, com rodas e pneus com câmara de ar, invenção do escocês John Dunlop. E foi assim que chegamos ao modelo de bicicleta que conhecemos hoje.

Hoje em dia, essa é uma das formas mais populares de transporte e lazer. Há modelos diversos, desde as tradicionais de rua até as elétricas, mountain bikes e bicicletas de corrida de alta performance

Como a bicicleta chegou ao Brasil?

A bike chegou ao Brasil no século XIX, trazidas pelos imigrantes europeus. Em 1885, cidades como o Rio já contavam com clubes de ciclismo, mas eram usadas apenas pela elite devido ao alto custo.

Isso mudou no final da década de 1940, com as primeiras fábricas de bicicletas no país. A concorrência entre as bikes nacionais e importadas fez o preço cair, tornando-as acessíveis a mais pessoas.

Recentemente, outra forma inovadora de utilizá-la veio à tona: são as bicicletas comunitárias. Presente no Brasil desde 2008, disponibiliza bikes para locação. Confira mais na sequência do Story!

E as bicicletas comunitárias, como surgiram?

O primeiro registro de bicicletas comunitárias surgiu na Europa na década de 60, mas não houve êxito. Foi só no começo dos anos 2000 que a ideia voltou a ser explorada e ganhou força.

Leia o post completo

Seta