Qual é a diferença entre ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota
Com o número crescente de pessoas elegendo as bicicletas como meio de transporte, aumenta também a importância de conhecer e explorar a estrutura e a diferença entre ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota
Se pretende utilizar esses espaços, é importante conhecê-los e diferenciá-los! É sobre isso que esse Story vai tratar. A seguir, confira as principais características de cada uma dessas estruturas.
Ciclovia
Ciclovia são pistas próprias, feitas para a circulação de bicicletas, patinetes, triciclos, bikes de carga e e-bikes. Sua principal característica é estar fora de onde circulam carros, motos e etc..
Ciclofaixa
Tal modelo é caracterizado por ser uma faixa delimitada por meio de pintura e sinalizador, tachões e placas de sinalização vertical(por exemplo). Uma parte da pista é destinada à circulação de bikes.
São vias sinalizadas que interligam os pontos de interesse, ciclovias e ciclofaixas. Também chamadas de rotas de bikes, funcionam como sugestão de vias que podem ser usadas para o tráfego de bikes.
Como obter informações sobre essas vias?
Para descobrir onde ficam essas pistas em sua cidade, acesse o site oficial do órgão responsável pelo trânsito. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, é a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
A cidade de São Paulo acumula 722,1 km de vias destinadas à circulação de bikes e afins. Em Brasília, 664,77 km de extensão, e o Rio de Janeiro ocupa a terceira colocação, com 475 km.
A tendência é que esses números cresçam a cada ano, já que as prefeituras locais estão cada vez mais preocupadas em realizar esse tipo de investimento para garantir a mobilidade urbana das cidades.
Dicas para pedalar com segurança pela cidade
É preciso estar atento é em relação aos cruzamentos e esquinas, onde o ciclista cruza geralmente com o caminho dos carros. Mas também, é preciso estar atento também aos pedestres e outros ciclistas.
Outra dica é sinalizar com as mãos ao pedalar. Possibilita que os motoristas prevejam sua trajetória e se antecipem aos seus movimentos, evitando acidente e mantendo o tráfego mais fluido.