O sedentarismo atinge diversas pessoas no Brasil e no mundo, pesquisas mostram que 52% da população não praticam atividade física, grande fator ligado ao sedentarismo.
Os sintomas de uma pessoa sedentária incluem dor nas costas, dores nas articulações, fadiga, falta de energia, dificuldade para dormir e problemas de circulação sanguínea.
O que é sedentarismo?
Sedentarismo é definido como uma falta de atividade física regular que acaba levando a um estilo de vida inativo.
Uma pessoa sedentária geralmente passa muito tempo sentada ou deitada, seja assistindo TV, usando o computador ou navegando no celular.
Praticar de 300 a 600 minutos de atividade física por semana ou já reduz o risco de morte de 26% a 31% segundo uma pesquisa de Harvard realizada entre 1998 à 2018.
A atividade física moderada pode incluir caminhadas rápidas, natação, ciclismo ou dança, enquanto a atividade física vigorosa pode incluir corrida, futebol, basquete ou boxe.
Principais Sintomas de Sedentarismo
Ganho de peso: Quando uma pessoa não se exercita regularmente, ela tende a queimar menos calorias do que consome, o que pode levar ao acúmulo de gordura corporal.
Fadiga: uma pessoa que não se exercita regularmente, pode sentir-se cansada e sem energia, mesmo depois de uma boa noite de sono.
Dores Musculares: Quando uma pessoa não se exercita regularmente, seus músculos e articulações podem tornar-se enfraquecidos e rígidos, o que pode levar a dores e desconforto.
Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador e Porto Alegre
Comece a pedalar...
Consequências do Sedentarismo
Problemas cardiovasculares: A falta de atividade física pode levar a problemas cardiovasculares, incluindo doenças cardíacas, hipertensão arterial e acidente vascular cerebral.
Depressão e ansiedade: Isso ocorre porque o exercício físico pode ajudar a liberar endorfinas, que são substâncias químicas que ajudam a melhorar o humor e reduzir o estresse.
Prevenção do Sedentarismo
Exercicios fisicos: A atividade física pode ser realizada em diversas formas, como caminhadas, corridas, natação, ciclismo, dança, musculação, entre outras.
Troque o carro pela bike: ao fazer essa troca, você otimiza seu tempo, utilizando a bicicleta para se deslocar ao trabalho, ao mesmo tempo que pratica uma atividade fisica.
E se caso você não possuir uma bike, é possível utilizar as bikes compartilhadas que estão presentes em varias cidades do pais.
Baixe o nosso app e esteja sempre em sincronia com a bici.
Uma pessoa sedentária pode apresentar uma série de sintomas que podem ser prejudiciais à sua saúde.
Por isso, é importante que ela busque orientação médica para avaliar sua condição física e identificar possíveis problemas de saúde relacionados ao sedentarismo.
O médico também poderá prescrever um programa de exercícios físicos adequado às necessidades do paciente, levando em consideração sua idade, saúde e condição física.
O sedentarismo está cada vez mais atingindo a sociedade, mas com as mudanças de hábitos certas como, trocar o carro pela bike, você já da um passo para uma vida saúdevel.