A bicicleta vem ocupando cada vez mais espaço no tráfego urbano, o que se deve a uma série de motivos. Elas são um meio de transporte acessível, barato, que contribui com a saúde física e mental.
Independente se você começou a andar de bicicleta para fugir do trânsito, fazer um exercício físico ou passear pela cidade, o fato é que esses veículos estão mais incorporados ao tráfego urbano.
Ainda que, em geral, o ciclista seja considerado um usuário mais vulnerável do que os veículos motorizados, ele também tem a obrigação de obedecer determinadas condutas.
Neste Story, vamos esclarecer se você pode ou não ser multado ao andar de bicicleta, quais são as principais infrações que pode cometer no trânsito e como evitá-las. Confira!
Existem multas para quem anda de bicicleta?
Muitas pessoas não sabem disso, mas as multas para ciclistas existem desde a criação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em 1997.
Essa questão gera diversos debates, uma vez que a maioria dos municípios (e até mesmo muitos bairros de grandes cidades) não contam com estruturas como as ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas.
Brasília e Curitiba
Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador e Porto Alegre
Ainda assim, as infrações são consideradas válidas. Corre-se o risco de que sejam descontados pontos da CNH, caso o ciclista tenha esse documento emitido e pagamento de multa!
Mas os problemas não afetam apenas os ciclistas que possuem CNH, já que o registro da infração também pode ser feito por meio do número de Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Mas por questões administrativas, até hoje essas condutas não são reguladas e as multas não estão sendo aplicadas a ciclistas que infringem as regras estabelecidas pelo CONTRAN.
Quais as principais regras que os ciclistas podem infringir?
Uma das principais situações é em relação à direção perigosa. Podem ser enquadradas: excesso de velocidade, trafegar em zigue-zague, impor prioridade e apressar os pedestres, entre outras.
Caso ocorra algum atropelamento, o trâmite é o mesmo adotado a veículos automotores, ou seja, ressarcimento, verificação legal quanto a culpabilidade (cabe a perícia analisar) entre outras questões.
Como quem anda de bicicleta, pode evitar cometer infrações?
A prática segura do ciclismo é essencial para a harmonia entre ciclistas, motoristas e pedestres no trânsito. Respeitar as regras e sinalizações contribui para a segurança de todos os envolvidos.
Sinalize suas intenções aos outros usuários da via. Quando for ultrapassar outros veículos, mantenha uma distância segura e esteja preparado para imprevistos e utilize os equipamentos de segurança!
A responsabilidade no trânsito é de todos, e o respeito é a chave para garantir a segurança dos usuários. Pedale com consciência e desfrute de uma experiência mais segura e agradável nas ruas!