Círculo traçado

Quais partes do corpo a bicicleta trabalha?

Quem deseja desfrutar dos benefícios que um bom exercício físico proporciona para a saúde pode encontrar na bicicleta a escolha ideal para esta finalidade.

No story a seguir, buscamos entender um pouco melhor como fazer bicicleta impacta nosso corpo e as principais partes que ela trabalha, desde os membros inferiores até as costas. Acompanhe e confira!

Parte superior das pernas

Quem começa a pedalar observa grandes ganhos de força muscular e tônus nos músculos superiores das pernas. Porque, ao empurrar os pedais, músculos como os quadríceps e os isquiotibiais são recrutados

Parte inferior das pernas

Alguns ciclistas optam por usar sapatilhas e pedais de encaixe, que levam ao movimento de “puxar” os pedais. Essa ação, trabalha os tendões, localizados na parte inferior das pernas.

Glúteos ao andar de bicicleta

Os glúteos, são responsáveis por sustentar e estabilizar a região dos quadris e da pelve e oferecer força adicional durante o movimento de empurrar o pedal para baixo.

Brasília e Curitiba

Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador e Porto Alegre

Comece a pedalar...

Músculos do core

Essa região é responsável por estabelecer todo equilíbrio e centro gravitacional do nosso corpo, e também é trabalhada para manter a estabilidade ao andar de bicicleta.

Membros superiores andando de bicicleta

Mesmo não sendo protagonistas nesta atividade, os braços e ombros ficam ativos, usados ao segurar o guidão, controlando a direção, principalmente ao enfrentar subidas íngremes e terrenos irregulares.

Costas e músculos posturais

Ao mesmo tempo, em que pedalar ajuda a reduzir as tensões musculares nas costas, também promove o alinhamento da coluna. Assim, a prática regular auxilia na correção de problemas posturais!

Articulações ao andar de bicicleta

As articulações dos joelhos, tornozelos e quadril são as mais trabalhadas com o movimento repetitivo da pedalada, o que auxilia na melhora da flexibilidade dessas regiões.

Sistema cardiovascular

Bike é uma atividade aeróbica que eleva a frequência cardíaca, aumentando a capacidade cardiovascular. Serve para fortalecer o coração, bombeando sangue de maneira mais eficiente.