Círculo traçado

Dor no joelho ao pedalar: saiba as causas e como preveni-las

Você sabia que os joelhos são as articulações mais exigidas durante as pedaladas? Isso explica porque é tão comum ver as pessoas reclamarem de dor no joelho ao pedalar.

Confira a seguir um guia completo com informações sobre as principais dores no joelho ao pedalar, quais as possíveis causas por trás delas e o que deve ser feito para evitá-las.

Quais os principais tipos de dores no joelho ao pedalar?

Apesar de serem todas muito incômodas, nem toda dor no joelho ao pedalar é igual. Se você sofre com dores assim, o primeiro passo para resolvê-lo é tentar identificá-lo e descobrir a sua origem.

Isso pode comprometer até mesmo o bem-estar e a qualidade de vida, por isso é tão importante tomar as precauções necessárias para evitar as dores nos joelhos. A seguir, veremos as principais causas.

Quais as causas de dor no joelho ao pedalar?

Altura do selim: se estiver desajustada, a altura do banco da sua bicicleta pode estar intrinsecamente relacionada às dores que você tem sentido nos joelhos durante e após os treinos.

Baixe o nosso app e esteja sempre em sincronia com a bici.

Posição dos pés no pedal: a forma como seus pés ficam posicionados no pedal também interfere diretamente na sua postura. O que significa que essa pode ser uma causa importante das dores no joelho.

Fraqueza muscular: quando os músculos estão fracos, resultam em sobrecarga nas articulações e aumentando o risco de lesões. Para reduzir dores nos joelhos, é fundamental manter a força muscular!

Sobrecargas nos treinos: mudanças repentinas na intensidade da pedalada ou na distância percorrida também podem desencadear dores no joelho. Respeite os limites do seu corpo!

Como evitar a dor nos joelhos ao pedalar?

As dores e incômodos no joelho não surgem sem um bom motivo, elas podem ser prevenidas. Separamos algumas dicas para garantir que sua experiência sobre duas rodas seja sempre a melhor e mais segura!

Faça sempre um aquecimento: esportes e exercícios físicos exigem um aquecimento para preparar os músculos. Dedique ao menos 15 minutos a uma pedalada leve antes de elevar a intensidade do seu treino!

Aumente distância gradualmente: começando agora ou ficou um tempo sem pedalar? Inicie com uma distância pequena, aumente gradualmente adicionando não mais que 10% à sua distância total a cada semana

Cuidado com as mudanças: nosso corpo precisa de consistência para se adaptar às mudanças. Sendo assim, tenha em mente que ao modificar o equipamento, é comum que seus joelhos expressem desconforto.

Faça ajustes na bicicleta: consultar um especialista pode contribuir significativamente para corrigir possíveis desalinhamentos biomecânicos e minimizar o impacto no joelho durante a pedalada!