Círculo traçado

Dicas de Segurança ao Pedalar em Áreas Urbanas

Ao pedalar em áreas urbanas, todo cuidado é pouco, já que o trânsito tende a ser um ambiente hostil para os ciclistas. Há uma série de cuidados que minimizam os riscos. Confira!

Respeite as leis de trânsito ao pedalar em áreas urbanas: afinal, respeitar as leis de trânsito é o mínimo que qualquer pessoa que circule pelas vias deve fazer, seja ciclista, pedestre ou motorista.

Use iluminação na bike:   O uso de iluminação adequada na bicicleta é fundamental para garantir a proteção do ciclista e prevenir acidentes – o que vale até mesmo para quem pedala durante o dia.

Proteja-se com equipamentos adequados: além dos elementos constantes no CTB (por exemplo, o retrovisor do lado esquerdo), recomendamos o uso do capacete, por proteger uma área vital do nosso corpo!

Pedale sempre na faixa da direita: outra questão crucial para garantir a segurança do ciclista nas áreas urbanas é a escolha da posição correta na via. O recomendado é ocupar a faixa da direita!

Leia o post completo

Ou continue lendo o story

Seta

Sinalize seus movimentos: cabe ao ciclista utilizar suas mãos e braços para sinalizar aos motoristas os movimentos que pretende realizar no trânsito. A menos que sua bike contenha luz de freio e seta

Cuidado redobrado ao ultrapassar: a ultrapassagem é uma manobra delicada. Sinalizar suas intenções aos motoristas, conforme mencionado anteriormente, é algo que pode auxiliar bastante nesses momentos

Evite pedalar pelas calçadas em vias urbanas: quando for realmente necessário andar sobre calçadas, desça da bike e empurre-a. Do contrário, lembre-se de que a preferência é sempre do pedestre.

Brasília e Curitiba

Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador e Porto Alegre

Comece a pedalar...

Atenção aos outros usuários da via: pedalar com atenção não é uma prática individual, é uma contribuição para a construção de um ambiente de tráfego onde todos compartilhem as vias com segurança.

Redobre a atenção ao pedalar à noite ou na chuva em áreas urbanas: a segurança nesses cenários depende não apenas da habilidade do ciclista, mas também de práticas conscientes e equipamentos certos.

Quando puder, opte por ciclovias e ciclofaixas: são opções ideais para os ciclistas, pois foram feitas para nós. Se a sua cidade conta com esse tipo de estrutura, não deixe de usá-las!

Tenha a manutenção da bike em dia: engana-se quem pensa que isso está relacionado apenas à preservação do veículo: a manutenção está diretamente ligada à segurança do ciclista!