Círculo traçado

Como escolher o capacete para andar de bike?

O capacete é um acessório indispensável para a prática do ciclismo, ainda que seu uso não seja obrigatório por lei. Servindo para proteger a cabeça do ciclista, uma área vital do nosso corpo.

Confira neste Story quais são os principais tipos de capacete de ciclismo que existem, e quais aspectos devem ser observados na hora de fazer a escolha do capacete ideal.

Quais os principais modelos de capacete?

Há diversos tipos de capacetes disponíveis no mercado. Para escolher o mais adequado ao seu estilo de pedal, é importante entender as diferenças entre cada modelo. Vejamos a seguir!

Capacete aberto: Esse modelo é designado como aberto porque protege apenas a cabeça, já que não possui queixeira para proteger o rosto. As principais opções de capacete aberto atendem MTB e SPEED.

Capacete full face: Como o próprio nome já sugere, os capacetes do tipo Full Face cobrem totalmente a cabeça e o rosto do ciclista, oferecendo proteção também para o queixo.

Capacete coquinho: Este capacete difere por ser mais arredondado e achatado na parte superior. Suas partes laterais e posteriores são maiores, recomendados onde há riscos de queda vertical.

Brasília e Curitiba

Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador e Porto Alegre

Comece a pedalar...

Como acertar na escolha do capacete?

Ao ler o tópico anterior, você deve ter notado que os modelos de capacete atendem a diferentes modalidades. Então, o primeiro passo é analisar onde você costuma ou pretende pedalar.

Definido isso, há alguns aspectos importantes que você deve ter em mente na hora de fazer esse investimento. Veja a seguir algumas dicas do que é importante observar na hora de escolher o capacete.

Design: O design do capacete deve ser avaliado conforme a categoria em que sua bike se enquadra e qual ela será utilizada. Isso faz toda a diferença para aliar proteção e funcionalidade deste item.

Tamanho: Além de levar em consideração as circunstâncias nas quais o capacete será utilizado, é importante saber escolher o tamanho correto para garantir conforto e segurança durante seu uso.

Ventilação e aerodinâmica: Esse é um detalhe importante de ser observado. Embora diferentes, esses dois aspectos estão intimamente relacionados e são de suma importância para a prática bem sucedida.

Material: O material a partir do qual é confeccionado o capacete é outro fator importante, que deve ser observado para acertar na escolha. Os principais são: ABS, Policarbonato, EPS, Polietileno.

Iluminação: Ter um capacete com iluminação embutida é de suma importância para garantir que você seja visto(a) por motoristas, pedestres e outros ciclistas, promovendo maior segurança ao ciclista.

Certificação: Essa é uma forma de assegurar que o produto foi testado contra impactos diversos, além de testes, envolvendo suas tiras de fixação, encaixes de viseiras e outras áreas de proteção!