Ciclismo e sustentabilidade: benefícios para você e sua cidade
A bicicleta é um meio de transporte que tem ganhado cada vez mais espaço nas cidades brasileiras.
Além de ser uma opção saudável e econômica, o ciclismo também é uma forma de contribuir para a sustentabilidade, tema que está em alta.
A Importância do ciclismo para a sustentabilidade
Utilizar a bicicleta como meio de locomoção é benéfico para o meio ambiente, contribuindo para a criação de espaços urbanos mais sustentáveis e saudáveis.
Ao contrário dos carros, ônibus e motos, a bicicleta não emite dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases responsáveis pelo efeito estufa e pelas mudanças climáticas.
O uso da bicicleta como meio de transporte é uma solução para a mobilidade urbana, pois não ocupa muito espaço nas vias urbanas e não causa engarrafamentos.
Baixe o nosso app e esteja sempre em sincronia com a bici.
A bicicleta é um meio de transporte sustentável que pode ajudar a reduzir a pegada de carbono de uma cidade, além de ser uma opção de transporte mais saudável e econômica
A bicicleta emite zero de dióxido de carbono (CO2). Isso significa que, ao optar pela bicicleta como meio de transporte, o ciclista está ajudando a reduzir a pegada de carbono de sua cidade.
A pegada de carbono é uma medida que quantifica a quantidade total de gases de efeito estufa (GEE) emitidos direta ou indiretamente por uma atividade, indivíduo, organização, produto ou evento.
Impacto do ciclismo na mobilidade urbana
Além de melhorar a infraestrutura cicloviária, é importante que haja uma integração entre o ciclismo e outros modais de transporte, como ônibus, metrô e trem.
Para que essa opção seja viável, é necessário que as cidades invistam em uma infraestrutura cicloviária adequada e incentivem a integração entre os diferentes modais de transporte.
Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador e Porto Alegre
Comece a pedalar...
Economia e ciclismo
Ao optar pela bicicleta como meio de locomoção, o ciclista economiza em combustível, manutenção e estacionamento.
Além disso, a bicicleta não exige gastos com impostos e seguro obrigatório, como ocorre com os veículos automotores.
Benefícios à saúde dos ciclistas
Os benefícios à saúde dos ciclistas são muitos. Pedalar regularmente ajuda a melhorar a saúde cardiovascular, reduzindo o risco de doenças cardíacas, derrames e hipertensão.
Além disso, o ciclismo é uma atividade de baixo impacto que ajuda a fortalecer os músculos, melhorar a flexibilidade e a mobilidade das articulações.