Já pensou em usar a bicicleta para trabalhar? Veja como se preparar para essa rotina
Cada vez mais pessoas estão dispostas a usar a bike para diminuir o impacto de seu consumo no meio ambiente. Confira algumas dicas que vão te ajudar a se preparar para essa rotina.
Cuide da sua saúde: Consulte seu médico para saber se é seguro implementar algumas mudanças no seu cotidiano. Afinal de contas, ir trabalhar de bicicleta pode requerer algum esforço físico.
Pesquise as melhores rotas:A rota realizada de carro não precisa ser a mesma feita de bicicleta. Reflita isso e veja as melhores rotas para que você possa pedalar com segurança e tranquilidade.
Não abra mão do capacete: Ainda que a distância entre sua casa e o local de trabalho seja pequena, o uso do capacete é indispensável, pois ele é fundamental na proteção do ciclista!
Invista em um kit de iluminação:A visibilidade é um fator fundamental, especialmente em condições de baixa visibilidade. E mesmo que você vá e volte do trabalho sob a luz do dia, não deixe de usar!
Pedale apenas uma parte do caminho: Estações de metrô, por exemplo, dispõem de bicicletários e vagões específicos para ciclistas. Recorrer ao transporte público oferece flexibilidade e descanso!
Escolha bem as roupas que vai usar: Pensando nisso, é importante procurar uma forma de equilibrar conforto, praticidade e funcionalidade na hora de escolher as roupas para pedalar.
Brasília e Curitiba
Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador e Porto Alegre
Leve itens de higiene pessoal: Será necessário se trocar ao chegar no seu local de trabalho. É bom levar uma toalha e um kit de higiene pessoal, para uma manutenção antes de iniciar sua jornada.
Pense em como vai carregar seus pertences: Pensando nisso, que tal investir em um alforje? Trata-se de um tipo de bolsa que fica preso à bike, evitando que você force suas costas com mochila e etc.
Pedale sempre com uma garrafa d’água: Se puder investir em uma garrafa térmica, então, melhor ainda! Assim, você garante água gelada para se refrescar e aliviar o calor durante o percurso.
Conte com um bom cadeado: Uma das preocupações que deve estar passando pela sua cabeça é como manter a bike segura. Infelizmente, nem todas as empresas possuem bicicletário e estacionamento seguros.
Faça a manutenção da bike regularmente:Mesmo que você tenha todo o cuidado ao utilizar sua bike, alguns desgastes são inevitáveis. A manutenção garante a segurança e evita transtornos!
Carregue consigo um kit de ferramentas: Ainda pensando em diminuir as chances de que você seja pego de surpresa por qualquer problema em sua bike, tenha sempre consigo um kit básico de ferramentas.
Fique de olho na previsão do tempo: Apesar de toda a autonomia que a bike vai oferecer, pode haver dias em que não seja interessante recorrer a ela, mediante uma previsão de chuva forte, por exemplo.
Instale paralamas: Mesmo que você não esteja disposto a sair na chuva, ainda há o risco de passar em trechos molhados, e o respingo pode molhar e até mesmo manchar sua roupa.